Bíblia do CaminhoTestamento Redentor ©

Índice Página inicial Próximo Índice

Epístola católica de S. Judas Apóstolo  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO ÚNICO  Ee

(Versículos e sumário)

1 Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, àqueles que são amados em Deus Pai, e conservados, e chamados pela graça de Jesus Cristo.

2 A misericórdia e a paz, e a caridade se aumente em vós outros.

3 Caríssimos, desejando eu com toda a ânsia escrever-vos acerca da vossa comum salvação, me foi necessário escrever-vos agora: exortando-vos, a que combatais pela fé, que uma vez foi dada aos santos.

4 Porque entraram furtivamente a vós certos homens ímpios (que estão antecipadamente destinados para este juízo) os quais trocam a graça de nosso Deus em luxúria, e negam a Jesus Cristo, nosso único Dominador e Senhor.

5 Mas quero-vos trazer à memória, posto que já sabeis tudo isto, como o Senhor, salvando ao povo da terra do Egito, destruiu depois aqueles que não creram(Nm)

6 E que os anjos, que não guardaram o seu principado, mas desampararam o seu domicílio, os tem reservados com cadeias eternas em trevas, para o juízo do grande dia.

7 Assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades comarcãs, que se entregaram aos mesmos excessos e praticando as mesmas torpezas, foram postas por escarmento, sofrendo a pena do fogo eterno.

8 Da mesma maneira também estes contaminam por certo a sua carne, e desprezam a dominação, e blasfemam da majestade.

9 Quando o arcanjo Miguel, disputando com o diabo, altercava sobre o corpo de Moisés, não se atreveu a fulminar-lhe sentença de blasfemo; mas disse: Manda-te o Senhor.

10 Porém estes blasfemam na verdade de todas as coisas que ignoram: e se pervertem como brutos irracionais, em todas aquelas coisas que sabem naturalmente.

11 Ai deles, porque andaram pelo caminho de Caim, (Gn) e por preço se deixaram levar do erro de Balaão (Nm) e pereceram na rebelião de Coré(Nm)

12 Estes são os que contaminam os seus festins, banqueteando-se sem temor, apascentando-se a si mesmos, como nuvens sem água, que os ventos levam de uma parte para outra, como árvores do outono, sem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas.

13 Como ondas furiosas do mar, que arrojam as espumas de sua abominação, como estrelas errantes: para os quais está reservada uma tempestade de trevas por toda a eternidade.

14 Também Henoch, que foi o sétimo depois de Adão, profetizou ainda destes, dizendo: eis aqui veio o Senhor entre milhares de seus santos,

15 A fazer juízo contra todos, e a convencer a todos os ímpios de todas as obras da sua impiedade, que impiamente fizeram, e de todas as palavras injuriosas que os pecadores ímpios têm falado contra Deus.

16 Estes são uns murmuradores queixosos, que andam segundo as suas paixões, e a sua boca fala coisas soberbas, que mostram admiração das pessoas, por causa de interesse.

17 Mas vós outros, caríssimos, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.

18 Os quais vos diziam, que nos últimos tempos viriam impostores, que andariam segundo as suas paixões, todas cheias de impiedade.

19 Estes são os que se separam de si mesmos, sensuais, que não têm o espírito.

20 Mas vós outros, caríssimos, edificando-vos a vós mesmos sobre o fundamento da vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.

21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

22 E assim repreendei aos que estão já julgados.

23 E salvai aos outros, arrebatando-os do fogo. E dos demais tende compaixão com temor; aborrecendo até a túnica que está contaminada da carne.

24 E àquele que é poderoso para vos conservar sem pecado, e para vos apresentar ante a vista da sua glória imaculados, com exultação na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

25 Ao só Deus Salvador nosso, por Jesus Cristo nosso Senhor, seja glória e magnificência, império e poder antes de todos os séculos e agora e para todos os séculos dos séculos. Amém.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir