Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 6

(Versículos e sumário)

6 Esteve pois a arca do Senhor na terra dos Filisteus sete meses.

2 E os Filisteus chamaram os sacerdotes, e os adivinhos, e lhes disseram: Que faremos da arca do Senhor? Dizei-nos como a havemos de remeter ao seu lugar. Eles responderam:

3 Se vós remeteis a arca do Deus de Israel, não a remetais vazia, mas dai-lhe o que deveis pelo pecado, e então sereis curados e sabereis por que a sua mão se não tira de cima de vós.

4 Eles disseram: Que é o que nós lhe devemos dar pelo delito? E eles responderam:

5 Fareis cinco ânus de ouro, e cinco ratos de ouro, segundo o número das províncias dos Filisteus; porque todos vós, e os vossos príncipes fostes feridos duma mesma praga. Fareis pois as figuras dos vossos ânus, e imagens dos ratos, que devastaram a terra, e dareis glória ao Deus de Israel; para ver se tira a sua mão de cima de vós, e dos vossos deuses e da vossa terra.

6 Por que endureceis os vossos corações, como o Egito, e Faraó endureceu o seu coração? Porventura não foi depois de ser castigado, que ele os deixou ir, e eles se foram?

7 Agora pois tomai e fazei um carro novo, e metei-lhe duas vacas paridas, às quais se não tenha posto o jugo, e encerrai os seus bezerros no curral.

8 E tomareis a arca do Senhor, e a poreis no carro, e poreis ao seu lado numa bolsinha as figuras de ouro que lhe pagastes pelo pecado e deixai-a ir.

9 E reparareis; e se ela for pelo caminho dos seus limites para a banda de Bethsames, o Deus de Israel foi quem nos fez este grande mal; se ela porém não for para lá, conheceremos que não foi a sua mão a que nos feriu, mas que sucedeu por acaso.

10 Eles pois assim o fizeram; e tomando duas vacas, que davam leite aos seus bezerros, as ataram ao carro, e depois encerraram no curral os seus bezerros.

11 E puseram a arca do Senhor sobre o carro, e a bolsinha, que continha os ratos de ouro e as figuras dos ânus.

12 As vacas pois iam diretamente, pela estrada que vai a Bethsames e seguiam o mesmo caminho sem parar e bramando; e não declinavam nem para a direita, nem para a esquerda; e os príncipes dos Filisteus também foram seguindo até os termos de Bethsames.

13 Mas os Bethsamitas segavam trigo num vale; e levantando os seus olhos, viram a arca, e se alegraram quando a viram.

14 E o carro chegou ao campo de Josué Bethsamita, e parou ali. Havia no mesmo lugar uma grande pedra, e os Bethsamitas fizeram em achas a madeira do carro, e puseram as vacas em cima delas em holocausto ao Senhor.

15 E os levitas desceram a arca do Senhor, e a bolsinha, que estava ao seu lado, onde vinham as figuras de ouro, e puseram-nas sobre aquela grande pedra. Os Bethsamitas porém ofereceram holocaustos, e imolaram vítimas naquele dia ao Senhor.

16 E os cinco príncipes dos Filisteus o viram, e voltaram no mesmo dia para Accaron.

17 Estes porém são os ânus de ouro, que os Filisteus deram ao Senhor pelo pecado; Azot deu um, Gaza um, Ascalon um, Geth um, Accaron um;

18 E os ratos de ouro segundo o número das cidades, das cinco províncias dos Filisteus, desde as cidades muradas até às aldeias sem muros, e até a grande Abel, sob a qual puseram a arca do Senhor, que esteve até àquele dia no campo de Josué Bethsamita.

19 Mas o Senhor feriu os habitantes de Bethsames, porque tinham visto a arca do Senhor; e matou setenta homens do povo, e cinquenta mil da plebe. E chorou o povo, por ter o Senhor ferido a plebe com uma tão grande praga.

20 E disseram os Bethsamitas: Quem poderá subsistir na presença deste Senhor Deus tão Santo? e para quem irá desde nós?

21 E mandaram mensageiros aos habitantes de Cariathiarim dizendo: Os Filisteus remeteram a arca do Senhor; vinde, e reconduzi-a para vós.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir