Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro das Crônicas    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 5

(Versículos e sumário)

5 Recolheu pois Salomão tudo o que David seu pai tinha prometido em voto, pôs a prata, e o ouro, e todos os vasos nos tesouros da casa de Deus.

2 Depois disto congregou para Jerusalém todos os anciãos de Israel, e todos os príncipes das tribos, e os chefes das famílias dos filhos de Israel, para transportarem a arca do concerto do Senhor da cidade de David, que é Sião.

3 E vieram à presença do rei todos os varões de Israel no solene dia do sétimo mês.

4 E tendo vindo todos os anciãos de Israel, levaram os levitas a arca,

5 E a meteram dentro, com tudo o que pertencia ao tabernáculo. E os sacerdotes com os levitas levaram os vasos do santuário, que havia no tabernáculo.

6 Mas o rei Salomão, e todo o povo de Israel, e todos os que se tinham congregado diante da arca, imolavam carneiros e bois sem número; tanta pois era a multidão das vítimas.

7 E puseram os sacerdotes a arca do concerto do Senhor no seu lugar, isto é, no oráculo do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins;

8 De sorte que os querubins estendiam as suas asas sobre o lugar em que estava posta a arca, e cobriam a mesma arca e os seus varais.

9 E as extremidades dos varais, com que se levava a arca, porque eram um pouco mais compridos, apareciam diante do oráculo; mas se alguém estava um tanto fora, não os podia ver. E ali tem estado a arca até o presente dia.

10 E não havia na arca outra coisa mais do que as duas tábuas, que Moisés tinha posto em Horeb, quando o Senhor deu a lei aos filhos de Israel na sua saída do Egito.

11 E logo que os sacerdotes, que saíam do santuário, (porque todos os sacerdotes que puderam ali achar-se, se purificaram; nem ainda naquele tempo estavam repartidos entre eles os turnos e ordem dos ministérios).

12 Assim os levitas, como os cantores, isto é, os que estavam debaixo da direção de Asaf, e os que estavam debaixo da direção de Eman e de Idithun, seus filhos, e irmãos revestidos de vestes de linho fino, tocavam timbales, e saltérios, e cítaras, postos em pé ao lado oriental do altar, e com eles cento e vinte sacerdotes, que tocavam trombetas.

13 Assim, pois, formando todos um concerto com trombetas, e vozes, e timbales, e órgãos, e diversos outros instrumentos músicos, e fazendo soar altamente as vozes; de longe se ouvia o estrondo, quando deram princípio a cantar e dizer: Bendizei ao Senhor, porque é bom, e porque a sua misericórdia é eterna; se encheu a casa de Deus duma nuvem,

14 Nem os sacerdotes podiam estar nem ministrar por causa da escuridão. Porque a glória do Senhor tinha enchido a casa de Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir