Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro das Crônicas    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 11

(Versículos e sumário)

11 Roboão veio portanto para Jerusalém, e convocou toda a tribo de Judá e de Benjamin, cento e oitenta mil homens escolhidos e guerreiros, para pelejar contra Israel e para o reunir ao seu império.

2 Mas o Senhor dirigiu a sua palavra a Semeias homem de Deus, dizendo:

3 Vai dizer a Roboão filho de Salomão rei de Judá, e a todo o Israel, que se contém na tribo de Judá, e de Benjamin;

4 eis aqui o que diz o Senhor: Não vos poreis em campanha, nem pelejareis contra vossos irmãos; cada um volte para sua casa, porque isto aconteceu por minha vontade. Eles tendo ouvido a palavra do Senhor, tornaram para trás, e não marcharam contra Jeroboão.

5 E Roboão habitou em Jerusalém, e fortificou várias cidades muradas em Judá.

6 E fortificou Belém, e Etão, e Thecue,

7 E também a Bethsur, e Socco, e Odollão,

8 E assim mesmo a Geth, e Maresa, e Zif,

9 E Adurão também, e Laquis, e Azeca,

10 E Saraa, e Aialon, e Hebron, que eram em Judá e Benjamin, cidades fortíssimas.

11 E tendo-as fechado de muros, pôs nelas governadores, e armazéns de víveres, isto é, de azeite, e de vinho.

12 E estabeleceu também em cada cidade um arsenal de escudos e de lanças, e as fortaleceu com sumo cuidado, e reinou Roboão sobre Judá e Benjamin.

13 Mas os sacerdotes e os levitas, que havia em todo o Israel, vieram para ele de todas as suas residências,

14 Deixando os seus subúrbios e suas fazendas, retirando-se para Judá e para Jerusalém; porque Jeroboão e seus filhos os tinham lançado fora, para não exercerem o sacerdócio do Senhor.

15 O qual Jeroboão constituiu para si sacerdotes dos altos, e dos demônios, e dos novilhos que ele mandara fazer.

16 E também de todas as tribos de Israel, todos aqueles que se tinham determinado de seu coração a buscar o Senhor Deus de Israel, vieram a Jerusalém, para imolarem as suas vítimas na presença do Senhor Deus de seus pais.

17 E corroboraram o reino de Judá, e confirmaram a Roboão filho de Salomão por três anos; porque só três anos andaram nos caminhos de David e de Salomão.

18 E casou Roboão com Mahalath, filha de Jerimoth, filho de David; e também com Abihail, filha de Eliab, filho de Isai,

19 Da qual teve os filhos Jehus, e Somorias, e Zoom.

20 Depois desta tomou também por mulher a Maácca filha de Absalão, da qual teve a Abia, e a Ethai, e a Ziza, e a Salomith.

21 Roboão pois amou a Maácca filha de Absalão sobre todas as suas mulheres, e concubinas; porque ele tinha casado com dezoito mulheres, e tinha sessenta concubinas; e teve vinte e oito filhos, e sessenta filhas.

22 Pôs porém a Abia filho de Maácca por cabeça, e príncipe sobre todos os seus irmãos; porque tinha o intento de o fazer rei,

23 Porque era o mais avisado, e o mais poderoso do que todos os seus filhos, e em todos os territórios de Judá, e de Benjamin, e em todas as cidades muradas; e lhes deu alimentos em suma abundância, e pediu para eles muitas mulheres.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir