Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro das Crônicas    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 31

(Versículos e sumário)

31 Feitas estas coisas segundo o rito, todos os Israelitas, que se achavam nas cidades de Judá, saíram, e despedaçaram as estátuas, e talaram os bosques, demoliram os altos, e destruíram os altares, não só em toda a terra de Judá e de Benjamin, senão também na de Efraim e de Manassés, até os destruírem de todo; e voltaram todos os filhos de Israel para as suas possessões, e para as suas cidades.

2 Mas Ezequias restabeleceu as classes dos sacerdotes, e levitas segundo as suas divisões, a cada um no seu próprio ofício, a saber, tanto dos sacerdotes como dos levitas, para os holocaustos e pacíficos, para servirem e louvarem a Deus, e cantarem às portas do arraial do Senhor.

3 E a parte, com que contribuía o rei, era que da sua própria fazenda se oferecesse o holocausto perpétuo da manhã e da tarde. Também dos sábados, e calendas,  n e mais festas solenes, como está escrito na lei de Moisés.

4 Mandou também ao povo que morava em Jerusalém que desse aos sacerdotes, e aos levitas as suas porções, para se poderem aplicar ao cumprimento da lei do Senhor.

5 O que tendo chegado aos ouvidos do povo, os filhos de Israel ofereceram muitas primícias de trigo, de vinho, e d’azeite, e de mel; e ofereceram o dízimo de tudo o que a terra produz.

6 E os filhos de Israel e de Judá, que moravam nas cidades de Judá, ofereceram também o dízimo dos bois e das ovelhas, e o dízimo das coisas santificadas, que tinham prometido em voto ao Senhor seu Deus; e, levando tudo, fizeram grandes montões.

7 Começaram a recolher os primeiros montões no terceiro mês, e os acabaram no sétimo mês.

8 E tendo entrado Ezequias, e os grandes da sua corte, viram os montões, e louvaram ao Senhor e ao povo de Israel.

9 E perguntou Ezequias aos sacerdotes e aos levitas, porque estavam os montões assim expostos.

10 E o sumo sacerdote Azarias, da linhagem de Sadoc, lhe respondeu, dizendo: Desde que começaram a oferecer primícias na casa do Senhor, temos nós comido, e nos temos fartado delas, e tem sobejado muito, porque o Senhor abençoou o seu povo; e das sobras é esta grande abastança, que vês.

11 Mandou pois Ezequias que se aprontassem celeiros na casa do Senhor. O que tendo-se feito,

12 Recolheram dentro fielmente, assim as primícias, como os dízimos, e tudo o que tinham oferecido em voto. E disto foi feito superintendente o levita Conenias, e Semei seu irmão, em segundo lugar,

13 Depois deste Jahiel, e Azarias, e Nahath, e Asael, e Jerimoth, e Jozabad, e Eliel, e Jesmaquias, e Mahath, e Banaias, foram subordinados debaixo da autoridade de Conenias, e de Semei seu irmão, por ordem do rei Ezequias e de Azarias, pontífice da casa de Deus, aos quais competia tudo.

14 O levita Coré, porém, filho de Jemna e guarda da porta oriental, estava encarregado dos dons que voluntariamente se ofereciam ao Senhor, e das primícias e das coisas consagradas ao Santo dos Santos.

15 E debaixo da sua inspeção estavam Eden, e Benjamin, Jesué, e Semeias, e Amarias, e Sequenias, nas cidades dos sacerdotes, para distribuírem fielmente aos seus irmãos as porções, tanto a pequenos como a grandes;

16 Compreendidos até os meninos machos desde a idade de três anos e daí para cima, enfim a todos os que entravam no templo do Senhor, e de tudo aquilo que era conducente diariamente para todos os ministérios, e ofícios segundo as suas distribuições,

17 Aos sacerdotes por famílias, e aos levitas de vinte anos e daí para cima, pelas suas classes e turmas,

18 E a toda a multidão, tanto às mulheres, como a seus filhos dum e outro sexo, se davam fielmente alimentos daquelas coisas que tinham sido oferecidas.

19 E também dos filhos de Arão estavam dispostos pelos campos, e pelos arrabaldes de cada cidade homens, que distribuíssem as porções a todo o sexo masculino que eram dos sacerdotes, e levitas.

20 Cumpriu pois Ezequias tudo o que temos dito em todo o reino de Judá; e fez o que era bom e reto, e verdadeiro na presença do Senhor seu Deus

21 Em tudo o que é concernente ao serviço da casa do Senhor, segundo a lei e as cerimônias, com a vontade de buscar ao seu Deus de todo o seu coração. Ele o fez e foi bem sucedido.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir