Bíblia do CaminhoAntigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Amós   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4

(Versículos e sumário)

4 Ouvi esta palavra, vacas gordas que estais no monte de Samaria; vós que fazeis agravos aos necessitados, e vexais os pobres; que dizeis a vossos senhores: Dai cá, e beberemos.

2 O Senhor Deus jurou pelo seu santo: que brevemente virão uns dias infelizes para vós, e eles vos levantarão nas lanças, e meterão as vossas relíquias em caldeiras fervendo.

3 E vós saireis pelas brechas uma defronte da outra, e sereis lançadas para Armon, diz o Senhor.

4 Ide a Bethel, e cometei impiedades; ide a Galgala, e amontoai prevaricações; e levai lá as vossas vítimas desde a manhã, os vossos dízimos por três dias.

5 E oferecei de pão lêvedo sacrifícios de ação de graças; e chamai-lhes oblações voluntárias, e fazei-as bem públicas; porque assim o quisestes, filhos de Israel, diz o Senhor Deus.

6 Por esta causa até eu vos dei um desbotamento de dentes em todas as vossas cidades, e uma indigência de pão em todos os vossos lugares; e não vos tendes voltado para mim, diz o Senhor.

7 Também eu vos suspendi a chuva, quando ainda faltavam três meses até à colheita; e fiz que chovesse sobre uma cidade, e sobre outra cidade não chovesse; uma parte ficou regada com chuva, e outra parte, sobre a qual não dei chuva, secou-se.

8 E vieram duas e três cidades a uma cidade para beberem água, e não se saciaram; e vós não voltastes para mim, diz o Senhor.

9 Eu vos feri com um vento abrasador, e com ferrugem a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas. Aos vossos olivais, e aos vossos figueirais comeu a lagarta; e vós não voltastes para mim, diz o Senhor.

10 Eu vos enviei mortandade na jornada do Egito, eu feri com a espada os vossos mancebos até chegarem a ser tomados os vossos cavalos; e fiz chegar aos vossos narizes a infecção dos cadáveres do vosso exército; e vós não voltastes para mim, diz o Senhor.

11 Eu vos destruí, como Deus destruiu a Sodoma, e a Gomorra, e vós ficastes parecendo-vos como um tição, que se tira apenas de um incêndio; e vos não voltastes para mim, diz o Senhor.

12 Eu portanto continuarei em te ferir, ó Israel, com todas as outras pragas, de que te tenho ameaçado; e depois que eu assim te tiver tratado, prepara-te, ó Israel, a saíres ao encontro do teu Deus.

13 Porque eis aí quem forma os montes, e quem cria o vento, e quem anuncia a sua palavra ao homem, quem produz a névoa da manhã, e quem anda por cima do que há elevado na terra; o seu nome é o Senhor Deus dos exércitos.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir