Bíblia do CaminhoAntigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Amós   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 7

(Versículos e sumário)

7 Isto me mostrou o Senhor Deus; e eis aqui apareceu uma nuvem de gafanhotos, que o Criador formou, quando a chuva seródia da primavera começava a fazer brotar a erva, e eis que esta chuva tardia fazia arrebentar segunda, depois da primeira ter sido segada pelo rei.

2 E aconteceu isto; quando o gafanhoto tinha acabado de comer a erva da terra, disse eu: Senhor Deus, tem misericórdia, te peço; quem poderá restabelecer a Jacob, depois dele estar reduzido a tão pouco?

3 Teve o Senhor compaixão disto. Não há de acontecer tal, disse o Senhor.

4 Isto me mostrou ainda o Senhor Deus; e eis que o Senhor Deus chamava um fogo para exercer as suas vinganças; e este fogo devorou um grande abismo, e consumiu ao mesmo tempo uma parte da terra.

5 Então disse eu: Senhor Deus, aplaca-te, eu to rogo; quem poderá restabelecer a Jacob, depois dele estar reduzido a tão pouco?

6 O Senhor se compadeceu disto. Pois também isto não há de acontecer, disse o Senhor Deus.

7 O Senhor me mostrou ainda outra visão; e vi que o Senhor estava em cima de um muro rebocado, e tinha na sua mão uma trolha de pedreiro.

8 E o Senhor me disse: Que vês tu, Amós? E eu lhe respondi: Uma trolha de pedreiro. Então disse o Senhor; Eis aqui estou eu que me não servirei mais da trolha no meio do meu povo de Israel; nem lhe rebocarei mais os muros.

9 Porém os altos consagrados ao ídolo serão destruídos, e esses altos que Israel pretende serem santos, serão derrubados; e eu marcharei com a espada feita contra a casa de Jeroboão.

10 Então Amasias, sacerdote de Bethel, enviou mensageiros a Jeroboão, rei de Israel, dizendo: Amós se rebelou contra ti no meio da casa de Israel; a terra não poderá sofrer todos os seus discursos.

11 Porque isto diz Amós; Jeroboão morrerá à espada, e Israel será levado cativo para fora de seu país.

12 Depois disse Amasias a Amós: Sai daqui, homem de visões, foge para a terra de Judá; e come lá o teu pão, e ali profetizarás.

13 Mas não te aconteça mais profetizar em Bethel; porque aqui é a religião do rei, e o assento do seu estado.

14 E respondeu Amós, e disse a Amasias: Eu não sou profeta, nem sou filho de profeta; mas eu sou um pastor de gado, que colho as bagas dos sicômoros para me sustentar delas.

15 E o Senhor pegou de mim, quando eu andava atrás de meu rebanho; e o Senhor me disse: Vai, profetiza ao meu povo de Israel;

16 Ouve pois agora a palavra do Senhor: Tu me dizes: Não te metas a profetizar em Israel, nem a predizer infortúnios à casa do ídolo.

17 Por esta causa isto diz o Senhor: Tua mulher se prostituirá na cidade; e teus filhos e tuas filhas cairão mortos à espada, e a tua terra será repartida a cordel; e tu morrerás numa terra poluta, e Israel será levado cativo fora do seu país.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir