Bíblia do CaminhoAntigo Testamento

Índice Página inicial Final

Amós   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 9

(Versículos e sumário)

9 Eu vi o Senhor que estava em pé sobre o altar; e que disse: Fere a coiceira, e abale-se a verga da porta; porque a avareza se acha na cabeça de todos, e eu matarei à espada até o último deles; nenhum escapará. Eles fugirão, e nenhum dos que fugir se salvará.

2 Se eles descerem até o inferno, a minha mão os tirará de lá; e se subirem até o céu, eu os arrancarei de lá.

3 E se eles se esconderem no cume do Carmelo, eu os irei buscar, e de lá os tirarei; e se eles se esconderem de meus olhos no profundo do mar, eu passarei ali ordem a uma serpente, e ela os morderá.

4 E se eles forem para o cativeiro diante de seus inimigos, aí passarei ordem à espada, e ela os matará; e eu porei os meus olhos sobre eles para mal, e não para bem.

5 E assim o disse o Senhor Deus dos exércitos o que toca a terra, e ela se vai secando; e todos os habitantes dela chorarão; e ela mesma subirá como todo o rio, e escorrerá como o rio do Egito.

6 O que fabrica no céu a sua subida, e o que fundou sobre a terra o seu feixinho; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a face da terra, seu nome é o Senhor.

7 Acaso vós, ó filhos de Israel, diz o Senhor, não sois tais para comigo, como os filhos dos etíopes? Acaso não fiz eu sair de Israel da terra do Egito; e aos palestinos da Capadócia, e aos sírios de Cirene?

8 Eis aí que os olhos do Senhor Deus estão abertos sobre o reino que peca, e eu o exterminarei da face da terra. Todavia eu não destruirei inteiramente a casa de Jacó, diz o Senhor.

9 Porque eu vou dar as minhas ordens, e eu farei que a casa de Israel seja agitada entre todas as nações, como o trigo se sacode no crivo; e não cairá na terra uma só pedrinha.

10 Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada; os que dizem: Não se avizinhará, nem virá sobre nós o mal.

11 Naquele dia levantarei eu o tabernáculo de David, que caiu; e repararei as aberturas dos seus muros, e restaurarei o que se tinha arruinado; e reedificarei tudo isso como nos dias antigos.

12 Para que eles possuam os restos da Idumeia, e todas as nações, pois que eles foram chamados no meu nome; diz o Senhor, que é o que faz estas coisas.

13 Eis aqui vêm os dias, diz o Senhor, e o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que semeia o grão; e os montes estilarão doçura, e todos os outeiros serão cultivados.

14 E levantarei o cativeiro do meu povo de Israel; e eles reedificarão as cidades desertas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e lhes beberão o vinho; e farão jardins, e comer-lhes-ão o fruto.

15 E plantá-los-ei no seu país; e eu os não tornarei mais a arrancar da sua terra, que lhes dei, diz o Senhor teu Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir