Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Esdras    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3

(Versículos e sumário)

3 Tinha pois chegado o sétimo mês, e os filhos de Israel estavam nas suas cidades; juntou-se porém o povo todo como um só homem em Jerusalém.

2 E levantou-se Josué, filho de Josedec, e seus irmãos sacerdotes e Zorobabel, filho de Salathiel, e seus irmãos, e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem nele holocaustos, conforme o que está escrito na lei de Moisés, homem de Deus;

3 E colocaram o altar de Deus sobre as suas bases ainda que os povos dos países confinantes procuravam tolhê-los, e eles ofereceram ao Senhor sobre o altar o holocausto da manhã e da tarde;

4 E celebraram a festa dos tabernáculos bem assim como está prescrito, e ofereceram o holocausto cada dia, segundo a sua ordem, conforme o que estava mandado observar dia por dia.

5 E depois disto ofereceram o holocausto perpétuo, tanto nas calendas, n como em todas as solenidades que estavam consagradas ao Senhor, e em todas aquelas em que ofereciam voluntariamente donativos ao Senhor.

6 Desde o primeiro dia do sétimo mês começaram a oferecer o holocausto ao Senhor. Mas ainda se não tinham lançado os fundamentos do templo de Deus.

7 Deram pois dinheiro aos canteiros, e pedreiros; e pão e vinho, e azeite aos Sidônios, e aos Tírios, para que trouxessem madeiras de cedro do Líbano ao mar de Jope, conforme o que lhes havia ordenado Ciro, rei dos Persas.

8 E no segundo ano da chegada deles ao templo de Deus em Jerusalém, no segundo mês começaram Zorobabel, filho de Salathiel, e Josué, filho de Josedec, e os outros seus irmãos sacerdotes, e levitas, e todos os que tinham vindo do cativeiro para Jerusalém, e constituíram levitas de idade de vinte anos, e daí para cima, para apressarem a obra do Senhor.

9 E apresentou-se Josué e seus filhos, e seus irmãos, Cedmihel e seus filhos, e os filhos de Judá, como um só homem para darem pressa aos que trabalhavam no templo de Deus; assim também os filhos d’Henadad, e seus filhos, e seus irmãos que eram levitas.

10 Lançados, pois, os alicerces do templo do Senhor pelos pedreiros, apresentaram-se os sacerdotes revestidos dos seus ornamentos com as trombetas; e os levitas filhos de Asaf com timbales, para louvarem a Deus com os salmos de David, rei de Israel.

11 E cantavam hinos, e publicavam a glória do Senhor: Porque ele é bom, e a sua misericórdia foi sempre sobre Israel. Todo o povo também levantava grandes clamores louvando o Senhor, por se terem lançado os fundamentos do templo do Senhor;

12 E muitos dos sacerdotes e dos levitas, e os chefes das famílias, e os anciãos, que tinham visto o primeiro templo, quando à sua vista se tinham lançado os fundamentos deste templo, choravam dando grandes vozes. E muitos levantavam a voz, gritando de contentamento.

13 Ninguém podia discernir os gritos dos que se regozijavam, nem a voz do choro do povo; porque o povo gritava confusamente com grande clamor, e o sonido retinia ao longe.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir