Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Joel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 2   † 

(Versículos e sumário)

2 Fazei retumbar a trombeta em Sião, dai uivos no meu santo monte, todos os habitantes da terra se perturbem; porque é chegado o dia do Senhor, pois está perto.

2 Este dia de trevas, e de escuridade, este dia de nublado, e de torvelinho; bem como a luz da manhã se espalha sobre os montes, assim um povo numeroso e possante se difundirá por toda a vossa terra de Israel; semelhante a ele não houve desde o princípio, nem depois dele haverá outro em todos os anos de geração e de geração.

3 Diante da sua face virá um fogo devorante, e atrás dele a chama abrasadora; a terra que diante dele era um jardim de delícias, depois dele ficará também sendo a solidão de um deserto, nem há quem escape dele.

4 Quem os vir, tomá-los-á por uns cavalos; e eles, como uma tropa de cavalaria, assim correrão.

5 Eles saltarão sobre os cumes dos montes, com um estrondo semelhante ao das carroças, com um sonido semelhante ao da chama de fogo que queima a palha seca, bem como um poderoso exército apercebido para o combate.

6 A sua vista ficarão atormentados os povos; todos os semblantes tomarão a cor do chumbo.

7 Eles correrão como valentes que são; escalarão as muralhas, como homens de guerra; eles marcharão unidos cada um no seu posto, e não se desviarão da sua fileira.

8 Nenhum deles apertará a seu irmão, cada um andará pelo seu carreiro; e ainda saltarão pelas janelas, e não se estropiarão.

9 Eles entrarão nas cidades, correrão por cima dos muros; subirão às casas, entrarão pelas janelas como um ladrão.

10 A terra tremeu diante deles, os céus se abalaram; o sol e a lua se escureceram, e as estrelas retiraram o seu resplendor.

11 Mas o Senhor fez ouvir a sua voz ante a face do seu exército; porque os seus arraiais são muitos em extremo, porque são fortes e executam as suas ordens; porque o dia do Senhor é grande, e sobremaneira terrível; e quem o poderá sofrer?

12 Agora, pois, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração em jejum, e em lágrimas, e em gemidos.

13 E rasgai os vossos corações, e não os vossos vestidos, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é benigno, e mavioso, paciente e de muita misericórdia, e pode arrepender-se do mal com que vos tinha ameaçado.

14 Quem sabe se quererá ele volver-se para vós, e perdoar-vos, e deixar após si alguma benção, algum sacrifício, e libação para o Senhor vosso Deus?

15 Fazei soar a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia.

16 Fazei vir todo o povo, adverti a todos em geral que se purifiquem, ajuntai os velhos, congregai os pequeninos, e os meninos de peito; saia o esposo de sua câmara, e a esposa do seu leito.

17 Os sacerdotes, ministros do Senhor, postos entre o vestíbulo e o altar, chorarão, e dirão: Perdoa, Senhor, perdoa ao teu povo; e não deixes cair a tua herança em opróbrio, de sorte que as nações os dominem! Porque dizem entre os povos: Onde está o Deus deles?

18 O Senhor zelou a sua terra e perdoou ao seu povo.

19 E respondeu o Senhor, e disse ao seu povo: Eis aí vou eu a enviar-vos trigo, e vinho, e azeite, e vós ficareis cheios destes gêneros; e eu vos não entregarei mais ao insulto das gentes.

20 E eu porei longe de vós aquele que é das partes do Aquilão; e lançá-lo-ei para uma terra sem caminho, e deserta, a sua face para a banda do mar oriental, e a sua extremidade para o mar mais remoto; e subirá o seu fedor, e subirá a sua podridão, porque obrou com soberba.

21 Não temas, terra, exulta, e alegra-te; porque o Senhor vai a fazer grandes coisas.

22 Não temais, animais do campo; porque os amenos campos do deserto brotaram, porque toda a árvore deu o seu fruto, a figueira e a vinha brotaram com todo o seu vigor.

23 E vós, filhos de Sião, exultai, e alegrai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos deu um doutor, que vos ensinará a justiça, e fará descer sobre vós, como no princípio, uma chuva temporã e tardia.

24 E as vossas eiras se encherão de trigo, e os vossos lagares trasbordarão de vinho, e de azeite.

25 E eu vos recompensarei os anos, cujos frutos comeu o gafanhoto, o brugo [pulgão], e a ferrugem, e lagarta, este meu poderoso exército, que eu mandei contra vós.

26 Vós porém vos sustentareis desta abundância, e vos fartareis destes bens; e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que obrou a vosso favor tantas maravilhas; e o meu povo nunca jamais tornará a cair em confusão.

27 Vós sabereis então que eu estou no meio de Israel; e que eu sou o Senhor vosso Deus e que não há outro senão eu; e o meu povo nunca jamais tornará a cair em confusão.

28 Depois disto acontecerá também o que vou dizer: Eu derramarei o meu espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos, e as vossas filhas profetizarão; os vossos velhos serão instruídos por sonhos, e os vossos mancebos terão visões.

29 E derramarei também naqueles dias o meu espírito sobre os meus servos, e sobre as minhas servas.

30 E darei a ver prodígios no céu, e na terra, prodígios de sangue, e de fogo, e de vapor de fumo.

31 O sol converter-se-á em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande, e terrível dia do Senhor.

32 E acontecerá isto: Todo o que invocar o nome do Senhor, será salvo; porque a salvação se achará, como o Senhor disse, no monte Sião, e em Jerusalém, e nos restos que o Senhor tiver chamado.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament (Obs. O livro de Joel na versão paralela, assim como na Vulgata, possui apenas 3 capítulos, o 2º capítulo da paralela tem 32 versículos, que é a união dos 27 versículos do capítulo 2 e os 5 versículos do capítulo 3 do livro de Joel das bíblias modernas e da Nova Vulgata)


.

Abrir