Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Números    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 8

(Versículos e sumário)

8 Tornou o Senhor a falar a Moisés, dizendo:

2 Fala a Arão, e lhe dirás: Logo que tiveres posto as sete alâmpadas, levantar-se-á o candeeiro na parte do Meio-dia. Dá pois ordem, que as alâmpadas olhem do lugar oposto ao Setentrião para a mesa dos pães da proposição, elas deverão alumiar aquela parte, que está fronteira ao candeeiro.

3 E Arão o fez, e pôs as alâmpadas sobre o candeeiro, conforme o Senhor o havia ordenado a Moisés.

4 O feitio porém do candeeiro era este, todo de ouro batido ao martelo, tanto o tronco do meio, como todos os braços, que lhe saiam dos dois lados; segundo o modelo que o Senhor mostrou a Moisés, assim fez o candeeiro.

5 Falou mais o Senhor a Moisés dizendo:

6 Toma os levitas do meio dos filhos de Israel, e os purificarás

7 Com estas cerimônias: Serão borrifados com a água da expiação, e rapem todos os cabelos da sua carne. E depois que tiverem lavado os seus vestidos e se tiverem purificado,

8 Tomarão um boi das manadas, e para a sua libação flor de farinha borrifada com azeite; e tu tomarás outro boi da manada pelo pecado,

9 E farás chegar os levitas diante do tabernáculo do concerto, depois de convocada toda a multidão dos filhos de Israel.

10 E quando os levitas estiverem diante do Senhor, os filhos de Israel porão as suas mãos sobre eles;

11 E Arão oferecerá os levitas como um dom que os filhos de Israel fazem ao Senhor, para que o sirvam no seu ministério.

12 Os levitas também porão as suas mãos sobre as cabeças dos bois, dos quais sacrificarás um pelo pecado, e o outro em holocausto ao Senhor, para que rogues por eles.

13 E apresentarás os levitas diante de Arão e de seus filhos, e os sagrarás depois de os teres oferecido ao Senhor,

14 E separá-los-ás do meio dos filhos de Israel, para que sejam meus;

15 E depois entrarão no tabernáculo do concerto para me servirem. E deste modo os purificarás e sagrarás em oferta ao Senhor, porque me foram dados como um presente pelos filhos de Israel.

16 Eu os recebi em lugar de todos os primogênitos, que abrem o útero em Israel.

17 Porque todos os primogênitos dos filhos de Israel, assim de homens, como de animais são meus. Eu os consagrei a mim, desde o dia, que feri na terra do Egito todos os primogênitos;

18 E tomei os levitas por todos os primogênitos dos filhos de Israel;

19 E deles fiz presente a Arão e a seus filhos do meio do povo, para me servirem por Israel no tabernáculo do concerto, e para orarem por eles, para que não venha alguma praga sobre o povo, se atreverem a chegar ao santuário.

20 Moisés pois e Arão e toda a multidão dos filhos de Israel fizeram acerca dos levitas o que o Senhor ordenara a Moisés;

21 E foram purificados, e lavaram os seus vestidos. E Arão os apresentou diante do Senhor, e orou por eles,

22 Para que depois de purificados entrassem no tabernáculo do concerto a fazer as suas funções diante de Arão e de seus filhos. Como o Senhor o ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim se fez.

23 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:

24 Esta é a lei dos levitas. Desde os vinte e cinco anos e daí para cima, entrarão para servirem no tabernáculo do concerto.

25 E quando se completarem cinquenta anos de idade, não servirão mais;

26 E somente ajudarão a seus irmãos no tabernáculo do concerto, para guardarem as cousas que lhes forem encomendadas; mas sem se empregarem nos exercícios ordinários. Assim disporás os levitas nos seus empregos.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir