Bíblia do Caminho Testamento Kardequiano

Revista espírita — Ano I — Novembro de 1858

(Édition Française)

VARIEDADES


O General Marceau

[caso de aparição]

A Gazette de Cologne publica a seguinte história, que lhe foi comunicada por seu correspondente de Coblentz  †  e que é, atualmente, o assunto de todas as conversações. O fato foi relatado pela Patrie do dia 10 de outubro de 1858.

“Sabe-se que abaixo do forte do Imperador Francisco perto da estrada de Colônia,  †  encontra-se o monumento do general francês Marceau, que tombou em Altenkirchen  †  e foi enterrado em Coblentz, no monte Saint-Pierre, onde se acha atualmente a parte principal do Forte. O monumento do general, que consiste numa pirâmide truncada, foi mais tarde removido quando se iniciaram as fortificações de Coblentz. Todavia, por ordem expressa do falecido rei Frederico III,  †  foi reconstruído no local em que se encontra atualmente.

“O Sr. de Stramberg, que em seu Reinischen antiquarius - Google Books dá uma biografia muito detalhada de Marceau, relata que duas pessoas julgaram ter visto o general à noite, por várias vezes, montado num cavalo e usando o manto branco dos caçadores franceses. Desde algum tempo já se dizia em Coblentz que Marceau abandonava o túmulo e muitas pessoas garantiam tê-lo visto. Há alguns dias um soldado, estando de sentinela no monte Saint-Pierre, em Petersburgo, viu surgir em sua direção um cavaleiro branco, montado num cavalo igualmente branco. Gritou: quem vem aí? Não tendo obtido resposta a três interpelações, atirou no desconhecido, que caiu sem sentidos. Ao ouvir o estampido, uma patrulha acorreu ao local e encontrou a sentinela desmaiada. Levada ao hospital, onde ficou gravemente doente, pôde, entretanto, relatar o que vira. Outra versão garante que o soldado morreu em consequência da aventura. Eis a anedota, tal qual pode ser constatada por toda a cidade de Coblentz.”


Allan Kardec



Paris. — Typ. de COSSON ET Cie, rue du Four-Saint-Germain, 43.  † 


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir