Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Nosso livro — Autores diversos — 1ª Parte


40


Vamos, amigo

1 O mundo é uma escola vasta, cujos portais atravessamos para a colheita de lições necessárias ao nosso aprimoramento.

2 Dentro desse educandário milagroso, encontramos todos os recursos imprescindíveis à nossa habilitação para a divina luz, articulados pelos mestres da sabedoria e do amor e pelos lidadores e estudantes que nos antecederam.

3 A ordem, o ensinamento, a oportunidade, valores inapreciáveis que desfrutamos na condição de encarnados, constituem vantagens que herdamos de nossos predecessores.

4 Se você deseja uma terra aperfeiçoada ou uma escola mais eficiente, que faz por auxiliá-la?

5 Recorde aqueles que morreram nos cárceres, nos obstáculos e nas experiências para que você disponha de liberdade, esclarecimento e saúde e não perca o seu glorioso ensejo de cooperar.

6 A sua hora de contribuir, no engrandecimento humano, não está marcada em relógios celestiais. Soa aqui mesmo, onde nossos corações estão aprendendo a soletrar os regulamentos da Boa Lei.

7 Não espere uma auréola de santidade para ser útil ainda hoje. Você ainda não é um conviva no banquete dos heróis. É irmão dos homens, que esperam a sua colaboração à mesa da fraternidade.

8 Somos imperfeitos, sim, mas não inúteis.

9 O diamante na pedra bruta é incompleto, mas resplandece depois, quando se confia à lição do lapidador.

10 Vamos, amigo! O tempo é a sua riqueza, a oportunidade de servir é a nossa glória sublime.

11 Você, em verdade, ainda não pode criar um paraíso na Terra, mas pode dar alguma cousa de você mesmo, em favor da conformidade, a fim de que o homem de amanhã, em lhe tomando o lugar, possa engrandecer o seu nome, encontrando, com o seu auxílio, um mundo renovado e melhor.


José de Castro


.

Abrir