Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

O Evangelho por Emmanuel — Volume I

Comentários ao Evangelho segundo Mateus

160


Na contabilidade divina

1 Observarás, um dia, além da morte, que tudo quanto retiveste sem proveito passará automaticamente ao domínio de outras mãos, à maneira das notas musicais, quando o artista as recolhe da Harmonia universal, encarcerando-as na pauta, sem jamais transferi-las ao serviço de execução.

2 Pensa nas disponibilidades que a traça não rói nem a ferrugem consome. ( † )

3 A palavra de bondade, a hora de auxílio aos semelhantes, o alívio aos doentes, o gesto de solidariedade para com o viajante desconhecido, o perdão a quem te magoe, o calor de ternura com que levas uma criança a confiar no futuro, a moeda que transforma o desalento em esperança, ou a página construtiva e consoladora com que abençoas ou valorizas a mente do próximo, são peças valiosas no tesouro que ajuntas e que trabalham em teu favor, agora, hoje, amanhã, aqui e mais além, conforme os princípios de causa e efeito que nos regulamentam a vida.

4 Melhoremos os nossos créditos na Contabilidade divina. Deus é nosso Pai e tão só nos revelaremos seus filhos conscientes e dignos, através do respeito às suas leis e do esforço com que nos empenhemos a cultivar-lhe e estender-lhe a seara de luz e a obra de amor.


Emmanuel



(Reformador, abr. 1968, p. 74)


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir