Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Seara dos médiuns — Emmanuel


83


Obreiros e instrumentos

Reunião pública de 14 de Novembro de 1960

Item n.° 226, § 12.° de “O Livro dos Médiuns”


1 Afirmas, a cada passo, plena confiança nos instrutores espirituais que a todos nos assistem. Neles reconheces os timoneiros da evolução.

2 Entretanto, não te confies à inércia, atribuindo-lhes no mundo o dever que te cabe.

3 A usina, conquanto poderosa, não realiza a tarefa da lâmpada.

4 O oceano, apesar da gigantesco, não atende ao ministério da fonte humilde.


5 Eles, os obreiros da luz, oferecem planos admiráveis; contudo, aguardam mãos prestimosas para que as boas obras se consolidam.

6 Auxiliam a enxergar a realidade, mas não dispensam olhos compassivos que adocem a revelação da verdade, para que a verdade não se faça fogo destruidor.

7 Ajudam a conhecer as pessoas e os problemas, mas pedem ouvidos caridosos que saibam discernir, a fim de que o mal não se levante por flagelo da vida alheia.

8 Inspiram ideias edificantes, mas rogam corações generosos que lhes detenham a luz.

9 Apresentam as áreas destinadas à produção do melhor; no entanto, solicitam pés que as procurem na direção do serviço.


10 Não te digas sem mediunidade para a edificação a fazer, porquanto, se estivéssemos apenas em função de meros fenômenos endereçados à inteligência, não passaríamos de agentes menos responsáveis, sustentando um parque de diversões.

11 Através da onda de nossos pensamentos, podemos estar em contato incessante com a onda dos pensamentos superiores que vertem dos mensageiros do Cristo, sabendo, assim, conscientemente, a extensão do trabalho que nos compete.

12 Seja onde for, onde estiveres, és instrumento do bem, chamado à prestação de serviço segundo as necessidades dos que te cercam.

13 Não te faças, desse modo, indiferente ou desavisado, pois, conforme a antiga sabedoria, “tudo o que fizermos sem fé ou sem boa vontade, sem esforço ou sem sacrifício, não tem qualquer valor ou merecimento, nem neste mundo, nem no outro”.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir