Bíblia do CaminhoTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Trilha de luz — Emmanuel


15


Oração ante a Ciência

1 Senhor Jesus!

Enquanto descortinas para o homem, através do próprio homem, novos panoramas do Infinito, a fim de que nos conheçamos, na Terra, em toda a extensão de nossa pequenez quando avaliados pela grandeza do Universo auxilia-nos a derrubar as fronteiras de prepotência e de ódio que ainda nos separam no caminho da vida.

2 Deixa-nos perceber que a paz é impossível sem a certeza de que somos efetivamente irmãos uns dos outros, com a obrigação de amparar-nos mutuamente.

3 Faze-nos saber que os mais fortes são o apoio dos mais fracos, que os mais cultos são chamados a instruir os menos cultos, que não existe bem onde falha a disposição de sanar o mal, tanto quanto não se concebe luz que se recuse a dissipar as trevas!…

4 Auxilia-nos, por misericórdia, a suprimir de nossa própria natureza as taras da guerra que carregamos, no transcurso dos evos, para que o progresso nos abençoe, sem tributos de lama e sangue.

5 Não permitas venhamos a te malversar as concessões, transformando-te a cobertura de amor em motivos para hegemonias de opressão.

6 E, à medida que a Terra, com o facho da inteligência, se encaminha para conhecer outros astros, reúne-nos, como sempre, em Tua Bondade e ensina-nos, de novo — ó Eterno Benfeitor e Excelso Amigo! — que debalde nos alçaremos à glória do gênio se não te recebermos no coração.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir