Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

União em Jesus — Autores diversos


1


Aos aprendizes do Evangelho

1 Aprendizes do Evangelho, não vos esqueçais de que nos achamos na Terra, ante o esplendor da Nova Era, carregando a sombra de velhas necessidades.

2 Muitos dizem: “Os tempos são chegados”, ( † ) referindo-se aos avanços científicos que nos assinalam a vantagem da inteligência, entretanto, “os tempos são chegados” igualmente para a nossa renovação profunda, à frente da vida.

3 Sois os vexilários da verdade, chamados a desfraldar-lhe a bandeira de luz. Nesse mister, não sereis reconhecidos tão somente por vossas palavras, mas acima de tudo, por vossa própria orientação.

4 Com a vossa presença, ministrareis a transitoriedade de todos os valores externos que vos cercam no mundo para serdes fiéis ao apostolado que abraçastes no reino do espírito.

5 Onde estiverdes, servireis ao Senhor na pessoa dos semelhantes, transmitindo a fé sobre o discernimento, a coragem nos alicerces do equilíbrio, o otimismo no veículo da prudência e a fraternidade em bases de ação que a realize.

6 Recordai, sobretudo, que o Senhor vos concita às fileiras da redenção para ver com os vossos olhos, escutar com os vossos ouvidos, falar com o vosso verbo e agir com as vossas mãos.

7 Indiscutivelmente, sofrereis na estrada críticas e ataques, injúrias e insinuações!… Muita vez, dormireis acalentando sonhos de triunfo para acordar no clima da derrota, atravessareis largas avenidas de ideal, rodeados por legiões de seguidores, interessados em vantagens imediatas, penetrando, logo após, nas veredas do testemunho em plena solidão!… 8 Ainda assim, avançai destemerosos com o facho de amor que vos brilha no entendimento e no coração, conscientes de que no vosso exaustivo labor de hoje se edifica o mundo melhor de amanhã!…

9 Dignificai o estudo, submetei-vos ao trabalho, aprendei a obedecer para saberdes dirigir, carregai valorosamente o fardo de vossas responsabilidades preciosas e marchai adiante, auxiliando e esclarecendo, abençoando e construindo!…

10 E quando tempestades de incompreensão vos façam estremecer no caminho, colocando em risco a vossa esperança ou ameaçando-vos com a morte, volvei ao próprio refúgio íntimo e aí encontrareis, por sustentáculo indestrutível, a palavra do Senhor a repetir-vos, confiante: “Nada temais! Eu estou aqui!…” ( † )


Emmanuel



Página recebida em Uberaba, estado de Minas Gerais, dedicada à 11ª turma da Escola de Aprendizes do Evangelho da Federação Espírita do Estado de São Paulo.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir