Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Uma vida de amor e caridade — Autores diversos — F. C. Xavier/Izabel Bueno — 1ª Parte


30


O Centro Espírita “Deus e Caridade”

Durante sete anos os trabalhos espíritas foram realizados no próprio Lar da Caridade. Porém, no ano de 1975, foi construído o Centro Espírita “Deus e Caridade” situado na Rua Patos, n° 250, em frente à Creche e à Escola.

O Centro Espírita “Deus e Caridade” foi criado no dia 18/04/1975. Com o prédio ainda em construção, o nosso irmão Chico Xavier visitando a Casa Assistencial, na própria sala do Centro Espírita, em reunião de preces, recebeu a mensagem “Prece a Jesus”, ditada pelo Espírito de Auta de Souza, na noite de 01/09/1975.

A referida mensagem, tão expressiva de esclarecimento e bom ânimo, nos revela a excelência e a força da Caridade na edificante composição dos versos:


PRECE A JESUS


1 Abençoa, Senhor, a casa que nos deste,

No campo de trabalho e anseio que bendigo…

Neste pouso de paz, temos o doce abrigo

Que nos revela o Amor por Luz do Lar Celeste.


2 A Caridade aqui é a força que nos veste

De júbilo ao saber que marchamos contigo…

Dá-nos, Senhor, o dom de ver-te o braço amigo

Onde o brilho do Bem aqui se manifeste.


3 Conserva-nos a porta aberta a quem procura

Conforto à solidão, socorro à desventura,

Resposta, auxílio e fé, padecendo ao buscar-te!…


4 Que a nossa casa em Ti, no amor que não se cansa,

Seja um lar consagrado à bondade e à esperança

Que te louve a Presença e o Nome, em toda parte.


.Auta de Souza


No dia 06/10/1975 foi inaugurado o Centro Espírita “Deus e Caridade”, com a presença de Chico Xavier e de uma grande assistência de irmãos de Minas Gerais e São Paulo, que vieram participar da alegria dessa grande comunidade.

Lembramos nesta oportunidade, da feliz expressão do irmão Martins Peralva, da União Espírita Mineira, convidado à explanação evangélica naquela reunião e referindo-se ao nome do Centro Espírita, disse:

“Deus e Caridade: Feliz lembrança — o nome do Senhor e o caminho que a Ele conduz!”

Há três reuniões semanais de estudo e explanação do Evangelho e dos outros livros da Codificação Kardequiana. Ainda há trabalhos de passes, Evangelização da infância e reuniões com a Mocidade Espírita.

Todos os anos, na comemoração do aniversário do Centro Espírita “Deus e Caridade”, o nosso irmão Chico Xavier comparece à reunião recebendo mensagens dos Amigos da Vida Maior onde o tema escolhido está sempre focalizado na Caridade.

Quase todas as mensagens recebidas no Centro Espírita “Deus e Caridade” e ainda outras psicografadas em reuniões íntimas, pelo médium Francisco Cândido Xavier foram publicadas no livro “ESTRADAS E DESTINOS”, edição 1987, na Editora Cultura Espírita União.

Na Segunda Parte deste livro estão incluídas as mensagens acima citadas, com a devida aquiescência dos Direitos Autorais da referida Editora e, ainda outras, psicografadas posteriormente, sendo duas mensagens consoladoras endereçadas aos pais e familiares que aqui ficaram, trazendo para todos a comprovação da imortalidade da alma com a certeza da continuidade da vida.


.Izabel Bueno


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir