Bíblia do Caminho Súmulas Biográficas

Henrique IV



Henrique IV de Bourbon (13 de Dezembro de 1553 - 14 de Maio de 1610), chamado o grande (Francês: le Grand), foi o primeiro rei de França pertencente à família dos Bourbons e também rei de Navarra com o nome de Henrique III. Filho de Antonio de Bourbon, duque de Vendôme e Joana III de Albret, Rainha de Navarra.

Em 1589, quando morreu seu primo e cunhado Henrique III de Valois, Henrique de Bourbon, rei da Navarra, do ramo Vendôme dos Bourbon, tornou-se Henrique IV e levou ao trono sua Casa. A dinastia foi continuada em seu filho Luís XIII, que teve por sua vez dois filhos: Luís XIV e Filipe. A Filipe foi dado o ducado de Orléans em 1661, e é o ancestral da casa de Orléans.

Henrique IV reinou a partir de 1589. Como protestante, esteve envolvido nas Guerras de religião antes de subir ao trono. Para conseguir o apoio que lhe permitisse tornar-se rei, converteu-se ao catolicismo e assinou o Édito de Nantes, que concedia liberdades religiosas aos protestantes e que na prática acabou com a guerra civil.

Dos reis mais populares (durante seu reinado e depois), mostrando preocupação pelo bem-estar econômico dos seus súbditos, e também fazendo mostras de uma tolerância religiosa incomum no seu tempo. Foi assassinado por um homem com perturbações mentais, o católico fanático Ravaillac. Na França, Henrique IV era (e continua a ser) chamado informalmente de le bon roi Henri (“o bom rei Henrique”). — Continue esta resenha biográfica na Wikipédia  † 


.

Abrir