(AFORISMOS) A criação da lua — Emmanuel A criação primária (Ge) A criação universal (Ge) A gênese planetária — Emmanuel A geração espontânea e a gênese (Re) A vida e nós (Visão espírita da Criação) — Emmanuel A vida organizada (As construções celulares) — Emmanuel Avisos da Criação (A Presença Divina constitui verdade perene; até o silêncio da pedra fala em Deus) — André Luiz Co-criação em plano maior — André Luiz Co-criação em plano menor — André Luiz Conhecimento do princípio das coisas (Lde) Considerações e concordâncias bíblicas no tocante à Criação (Lde) Da perfeição dos seres criados (Re) Diante do amor (Ajustemo-nos à Lei que nos recomenda o Amor a Deus, através do nosso devotamento à todos os seres da Criação) — Emmanuel Esboço geológico da Terra — Períodos geológicos (1-14) — Estado primitivo do globo (15-18) — Período primário (19-21) — Período de transição (22-27) — Período secundário (28-32) — Período terciário (33-41) — Período diluviano (42-47) — Período pós-diluviano, ou atual. Nascimento do homem (48-49) (Ge) Estudos uranográficos: Deus, a Natureza e o Espaço — Galileu (Re) Formação da Humanidade Terrestre (Estudos Espíritas) Formação dos mundos e da Terra (Estudos Espíritas) Gênese orgânica — Formação primária dos seres vivos (1-15) — Princípio vital (16-19) — Geração espontânea (20-23) — Escala dos seres orgânicos (24, 25) — O homem corpóreo (26-30) Gênese espiritual — Princípio espiritual (1-9) — União do princípio espiritual e da matéria (10-14) — Hipótese sobre a origem do corpo humano (15, 16) — Encarnação dos Espíritos (17-32) — Reencarnações (33, 34) — Emigrações e imigrações dos Espíritos (35-37) — Raça adâmica (38-42) — Doutrina dos anjos decaídos e do paraíso perdido (43-49) (Ge) Gênese Moisaica — Os seis dias (1-12) — O paraíso perdido (13-26) (Ge)Genética espiritual [Idem] — Emmanuel Geração espontânea (Ge) “Histogênese espiritual” — André Luiz Os preadamitas (A questão do primeiro homem sobre a Terra) (Re) Os reinos da natureza: mineral, vegetal, animal e hominal (Estudos Espíritas) Origens — Lázaro (Re) Papel da Ciência na Gênese (Ge) Pluralidade dos mundos (Lde) Pluralidade dos mundos (Qe) Pluralidade dos mundos (A possibilidade de vida em outros planetas ) (Re) Pluralidade dos mundos habitados (Reflexões em torno da questão n° 55 de “O Livro dos Espíritos” sobre a pluralidade dos mundos) — Emmanuel Pluralidade dos Mundos Habitados: Civilizações Cósmicas (Estudos Espíritas) Pluralidade dos Mundos Habitados: Origem do Universo (Estudos Espíritas) Quem?!… (Soneto) — Tobias Barreto Raça adâmica (Ge) Profissão de fé espírita raciocinada: CRIAÇÃO Deus é o Criador de todas as coisas (10) O princípio das coisas reside nos arcanos de Deus (11) O homem tem por guia, na pesquisa do desconhecido, os atributos de Deus (12) Os mundos materiais tiveram começo e terão fim (13) Criação dos Espíritos (14) Do modo de criação dos Espíritos (15) O surgimento do livre arbítrio nos Espíritos (16) O objetivo final de todos os Espíritos (17) Os Espíritos são os agentes da potência divina (18 e 19) A vida espiritual é a vida normal do Espírito (20) A encarnação dos Espíritos (21) O aperfeiçoamento dos Espíritos (22 a 26) Das existências corpóreas, ou reencarnações, do Espírito (27 a 29) Semeadores de esperança (Ajamos na construtividade de Jesus, sejamos semeadores de esperança) — André Luiz Uranografia geral (Ge) OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA A Grande Síntese — Pietro Ubaldi Gênesis † Gênesis (Tradições judaicas sobre a Criação descritas por Moisés) Resposta de Emmanuel à questão da Eterna Criação.Vide item 13 do artigo Onde é o Céu? (Comparando as velhas doutrinas relativas à Criação com o que apresenta o Espiritismo)Vide nos itens 1 e 3 do artigo Galileu: Das crenças que o homem possuía relativas à Criação, ao Céu e ao inferno. Porque foi necessário que primeiro fossem esclarecidas pela ciência a época, a duração e o modo de criação do nosso globo, o dilúvio e a origem do homem para que o Espiritismo pudesse se estabelecer plenamente, sem o que não se teria tido senão um Espiritismo amesquinhado, bastardo, incompleto e misturado a crenças e práticas absurdas, como ainda hoje o é nos povos atrasados. AFORISMOS E CITAÇÕES No princípio criou Deus o céu e a terra (…) ( † ) Cada criatura observa a Criação de acordo com as experiências que já acumulou. — Bartolomeu dos Mártires ( † )Tx46 A Bíblia diz, a preceito, || Segundo princípios sãos; || Que Deus nos criou a todos || E a todos nos fez irmãos. — Pedro Silva ( † )Tx215 E Deus nos tirou da treva, || — Informa o Livro Sagrado, — || Mas o caso Adão e Eva || Não parece bem contado. — Lamartine Babo ( † )Tx215 Não olvides que o Criador atende igualmente à criação por intermédio das Criaturas!… — Emmanuel ( † )Tx349 Para os anjos da esperança || A mulher do lar ou não, || Quando socorre a criança || É mãe pelo coração. — Mariana Luz ( † )Tx372 O Excelso Criador do Mundo || Decerto, agindo por bem, || Fez-se, em todo original, || Não deu cópia de ninguém. — Cornélio Pires ( † )Tx413 Deus criou o homem na Terra || À sua Imagem Divina || Mas não falou quando é || Que esse trabalho termina. — Cornélio Pires ( † )Tx418
Deus é o Criador de todas as coisas (10)
O princípio das coisas reside nos arcanos de Deus (11)
O homem tem por guia, na pesquisa do desconhecido, os atributos de Deus (12)
Os mundos materiais tiveram começo e terão fim (13)
Criação dos Espíritos (14)
Do modo de criação dos Espíritos (15)
O surgimento do livre arbítrio nos Espíritos (16)
O objetivo final de todos os Espíritos (17)
Os Espíritos são os agentes da potência divina (18 e 19)
A vida espiritual é a vida normal do Espírito (20)
A encarnação dos Espíritos (21)
O aperfeiçoamento dos Espíritos (22 a 26)
Das existências corpóreas, ou reencarnações, do Espírito (27 a 29)
Das crenças que o homem possuía relativas à Criação, ao Céu e ao inferno.
Porque foi necessário que primeiro fossem esclarecidas pela ciência a época, a duração e o modo de criação do nosso globo, o dilúvio e a origem do homem para que o Espiritismo pudesse se estabelecer plenamente, sem o que não se teria tido senão um Espiritismo amesquinhado, bastardo, incompleto e misturado a crenças e práticas absurdas, como ainda hoje o é nos povos atrasados.
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