Bíblia do Caminho Temática

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Cristo


TEMAS CORRELATOS
Cognomes de Jesus) (Cristão) (Consolador) (Cristianismo) (Discípulo) (Profecia acerca de Emanuel) (Jesus Cristo) (Messias) (Natal) (Natureza do Cristo) (Nazareno)
(AFORISMOS)

OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA



Cristo [grego, ungido].

O Ungido, um título correspondente ao nome hebreu Messias, que designava o rei ungido de Israel, e, depois do reinado de Saul, o filho real de David. O termo foi emprestado da Septuaginta, especialmente de Sl 2.2; Dn 9.25. Quando usado no N. T. geralmente tem como prefixo a letra “o” (artigo def. masc. sing.), e significa o Messias das profecias do  V. T. (Mt 16.16,20; 26.63; Mc 8.29; Lc 3.15; Jo 1.41). Às vezes o artigo é omitido (Mt 26.68; Jo 4.25).

Ainda que a palavra Cristo seja usada isoladamente, constantemente está associada ao nome de Jesus, nome pessoal distintivo de nosso Senhor, que lhe foi dado desde o nascimento, e que praticamente constitui parte de seu nome próprio (Jo 1. 17; At 11. 17; Rm 1. 1; 5. 1; Flm 1, etc.).


E no artigo sobre Jesus Cristo J. D. D. diz o seguinte: “Cristo deriva-se do grego Christos, que corresponde ao hebreu Messias (ungido). Jesus, portanto, era o nome pessoal de nosso Senhor, e Cristo era seu título (o Cristo); embora o último tenha sido também usado por nós como nome próprio,  isolado da palavra Jesus, ou junto dela.” — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis©




Cristo (Do) — A anteposição do artigo à palavra Cristo (do grego Cristos, ungido), empregada em sentido absoluto, é mais correta, atento que essa palavra não é o nome do Messias de Nazaré, mas uma qualidade tomada substantivamente. Dir-se-á, pois: Jesus era Cristo; era o Cristo; era o Cristo anunciado; a morte do Cristo e não de Cristo, ao passo que se diz: a morte de Jesus e não do Jesus. Em Jesus-Cristo, as duas palavras reunidas formam um só nome próprio. É pela mesma razão que se diz: o Buda; Gautama conquistou a dignidade de Buda por suas virtudes e austeridades. Diz-se: a vida do Buda, do mesmo modo que: o exército do Faraó e não de Faraó: Henrique IV era rei; o título de rei; a morte do rei e não de rei. — Allan Kardec (Ge)



AFORISMOS E CITAÇÕES

.

Abrir